(48) 3433-5135 | 3045-5135

clinicagaia@hotmail.com

Facebook

Dúvidas?

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre Inseminação Artificial e ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espematozoide)?

Na Inseminação Artificial o sêmen do marido depois de preparado em laboratório é colocado no aparelho genital feminino, durante o período ovulatório. Já na Injeção Intracitoplasmática de Espematozoide (ICSI), os óvulos da paciente são coletados com auxílio de ultra-som e levados ao laboratório, onde um espermatozóide é injetado diretamente dentro do óvulo. O desenvolvimento dos embriões e acompanhado por dois a cinco dias, após esse período eles são transferidos para o útero da paciente.

Há muitos casais com problemas para engravidar?

Aproximadamente 20% dos casais em idade reprodutiva possuem alguma dificuldade para engravidar. Em 40% dos casos a causa é masculina e noutros 40% a causa é feminina, em 20% dos casos há associação de problemas femininos e masculinos.

Quando procurar um especialista em infertilidade?

A infertilidade pode ser definida como a situação na qual um casal não consegue engravidar após um ano de tentativas regulares, após esse período deve-se procurar um especialista.
Entretanto pacientes que tem algum diagnóstico prévio relacionado com a infertilidade como endometriose, doenças pélvicas, homens com uma contagem baixa de espermatozóides e mulheres com idade acima de 35 anos, precisam procurar um especialista nessa área o quanto antes.

Quais os exames solicitados mais frequentemente?

Os exames mais comuns solicitados para as mulheres são a histerosalpingografia, dosagens hormonais, e ultrassom. Para o homem é solicitado o espermograma. Em alguns casos pode ser solicitado o cariótipo do casal.

Para que serve o espermograma?

A análise do sêmen é um dos primeiros exames solicitados para avaliar a infertilidade masculina e é fundamental para decisão do tratamento mais efetivo para conseguir a gravidez. Avalia a quantidade, mobilidade e a morfologia dos espermatozóides e outros fatores físicos e químicos que podem ser indicativos de alguma obstrução ou infecção.

Os medicamentos utilizados no tratamento provocam algum efeito colateral?

Como quaisquer outras medicações estas também podem provocar alguns efeitos colaterais, os mais comuns são dor de cabeça, irritabilidade, calorões e sensação de peso nas pernas, um número reduzido de pacientes (1%) pode apresentar sintomas moderados de hiperovulação.

Quais as chances de obter gravidez múltipla por fertilização assistida?

Como neste tipo de tratamento geralmente ocorre a transferência de mais de um embrião por ciclo há um aumento nas chances de ocorrer gestação múltipla. Uma vez que a paciente esteja grávida a probabilidade de que seja um bebê é 70%, 25% de que sejam gêmeos, 4% para trigêmeos e 1% para quadrigêmeos.

O que é aborto de Repetição?

O aborto repetitivo ocorre quando há a perda seguida de três ou mais gestações, com o mesmo parceiro. Pode ser causado entre outras coisas por malformações fetais ou inadaptação imunológica.
Recomenda-se a consulta com um especialista após dois abortos seguidos.

Quando é recomendado ao homem congelar os espermatozoides?

Ao homem é indicado criopreservar o sêmen, quando ele vai submeter-se a procedimentos que podem comprometer a produção de espermatozóides, como no tratamento de diversos tipos de câncer, ou em cirurgias em órgãos do aparelho reprodutor.

GAIA Centro de Reprodução Humana. Todos os Direitos Reservados.